PARA CALCULAR AS DESPESAS DE UM NEGÓCIO, COMECE PELO SENSO COMUM

Se calhar, a sua especialidade é tocar piano, fazer pão, ou design gráfico. Agora que pensou fazer disto um modo de vida a partir do qual quer ganhar dinheiro e viver a sua vida de sonho, está na altura de fazer um Plano de Negócio.

Na sua forma mais simples, um Plano de Negócio é uma expressão elaborada para perceber quais as suas receitas (quanto dinheiro pode fazer) e as suas despesas (quanto dinheiro vai ter de gastar para manter o seu negócio a funcionar).

A componente da despesa, tanto pela sua facilidade de visualização (ainda que virtual) como pela capacidade de cálculo imediato, é a etapa mais fácil de detalhar. No limite, recorremos ao senso comum.

A componente do cálculo da receita é sempre um exercício mais elaborado, com muita incerteza associada e alguns pressupostos incluídos, apesar de ser possível fazer estimativas aproximadas para cálculo da viabilidade dos negócios.

Scott Young, que, desde os tempos da escola que somos condicionados a pensar na matemática enquanto uma ciência que nos dá respostas exactas. Isto é uma pena porque nada na vida é assim palpável e não temos grande parte dos números que nos ajudariam a chegar a uma resposta única.

Vamos a 2 exemplos simples: uma empresa de transportes de mercadorias internacionais terá as seguintes despesas:

  • Recursos humanos (motoristas e pessoal administrativo)
  • Telecomunicações (telemóvel de cada motorista, internet para escritórios)
  • Investimento em camiões (ou o encargo mensal associado ao financiamento bancário)
  • Combustível dos camiões
  • Manutenção periódica dos camiões

As despesas de um estabelecimento de restauração serão:

  • Recursos humanos (Chef de Cozinha, cozinheiros auxiliares, empregados de mesa)
  • Renda do restaurante (se o mesmo não pertencer ao proprietário)
  • Bebidas (vinhos, águas, refrigerantes, etc)
  • Comida (perecíveis e não perecíveis)
  • Despesas de funcionamento do espaço (água, electricidade e gás)

Este exercício é aplicável a qualquer modelo de negócio bastando, para o efeito, dedicar algum tempo de reflexão e colocar-nos no futuro, imaginando todas as fontes de despesa associadas a esse negócio.

Muitas vezes, o principal desafio está nos valores que são desconhecidos. Quer saber qual a despesa anual estimada em combustível para a empresa de transportes que quer criar?

Não é nada que um pouco de curiosidade e uma pesquisa simples não resolvam.

Uma coisa é certa: nesta sua viagem pelo empreendedorismo, o seu amigo sempre presente será uma folha de cálculo para, na sua utilização mais minimalista, ter a certeza que as suas receitas serão maiores do que as suas despesas.