O início de tudo

Se está a ler estas linhas, é porque decidiu pegar naquela ideia que anda a marinar na sua cabeça há semanas (meses? anos?) e criar o seu próprio negócio.

Aposto que está cheio de vontade de mostrar o seu talento ao mundo, mas… Como começar? Como passar dessa ideia para a realidade? Quais os próximos passos para começar a deliciar os seus clientes? Será que a sua ideia é economicamente viável?

Ainda assim, os obstáculos administrativos, apesar da dificuldade que colocam e do tempo que consomem, são fáceis de identificar. Outras questões mais relevantes são necessárias para avaliar o potencial sucesso de um negócio:

  • O que quero vender?

  • Por quanto quero/consigo vender?

  • Quem é o meu cliente-tipo?

  • Qual o tamanho do meu mercado / quantos clientes existem?

  • Qual o meu canal de vendas? Online? Loja física?

Um modelo muito utilizado é o Business Model Canvas, desenvolvido por Alexander Osterwalder, constituído por 9 macro perguntas essenciais, onde se destacam “Quem são os destinatários do meu produto/serviço?” ou “Quais os canais de venda do meu produto/serviço?”.

Também Bernadette Jiwa, no seu livro “Marketing – a love story” deixa 30 perguntas que todos os empreendedores deveriam responder. Apesar de mais conceptuais, não deixam de nos desafiar a perceber o que nos move. Deixo aqui 3 exemplos:

  1. Porque somos as pessoas certas para o fazer?

  2. O que querem as pessoas que nós queremos ajudar?

  3. Como é que definimos “sucesso” hoje, daqui a 1 ano e daqui a 5 anos?

Porque estamos a falar de uma empresa e, como tal, os números não podem ser ignorados, é importante perceber um cálculo fundamental: as vendas têm de ser maiores do que os custos – só assim é que o negócio é sustentável no longo prazo.

O propósito da DRIVING GROWTH é ajudá-lo a navegar todos os obstáculos burocráticos e administrativos, e a responder a estas e outras perguntas essenciais no arranque do seu negócio.

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UM PLANO DE NEGÓCIOS OU UMA OBRA DE FICÇÃO EMPRESARIAL?